Pe. Raulino ensina a fazer a leitura orante da Bíblia |
Padre Raulino foi o assessor convidado para explicar o que é "A Lectio Divina na perspectiva do Evangelho do Rogate" (Mt 9, 35-38). Em seus
comentários, Pe Raulino expôs que “a Bíblia é o livro mais publicado e lido
no mundo. Temos a expectativa de escutar Deus através da leitura da bíblia, por
isso buscamos entender e ouvir a voz de Deus através da Lectio Divina, que é a
leitura orante da Bíblia. Para que isto ocorra é preciso ter atitude de fé”.
Ele explicou que o processo da
leitura orante da Bíblia é simples, mas é preciso compreender o processo que é composto de
cinco degraus: Na LEITURA identificamos o que o texto diz. Na MEDITAÇÃO
identificamos o que o texto diz para mim. Deve ser uma experiência subjetiva
entre eu e Deus. É fazer o coração de Deus ressoar. Na CONTEMPLAÇÃO buscamos identificar o que o texto diz para mim. Na ORAÇÃO devemos responder a pergunta “o
que o texto me faz dizer a Deus?” E no COMPROMISSO
eu assumo um compromisso para a minha vida.
Para alcançar a leitura orante da
bíblia, Pe Raulino orientou dez pontos a seguir:
01. Iniciar invocando o Espírito Santo;
02. Leitura lenta e atenta do texto;
03. Momento de silêncio interior, lembrar o que se
leu;
04. Ver bem o sentido de cada frase;
05. Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a
vida;
06. Alargar a visão ligando o texto com outros
textos da Bíblia;
07. Ler de novo, rezando o texto e respondendo a
Deus;
08. Formular um compromisso de vida;
09. Rezar um salmo apropriado;
10. Escolher uma frase como resumo para memorizar.
Pe. Raulino: "Para que isto ocorra é preciso ter atitude de fé" |
Ao final de sua exposição, ele exemplificou a leitura orante do texto com o texto bíblico que inspirou Santo Aníbal. “Jesus percorria todas as
cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e
curando todo mal e toda enfermidade.
Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários
são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.” (Mt 9, 35-38)
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