domingo, 26 de abril de 2015

52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No ano de 1964, o então Papa, hoje Beato Paulo VI instituiu o domingo do Bom Pastor para que,  cumprindo o mandato de Jesus, Rogate ergo Dominum messit ut mittat operarios in  messem suam, (“Rogai ao Senhor da Messe que envie operários à sua Messe”), rezássemos pelas vocações sacerdotais e religiosas, uma vez que a “Messe é grande, mas operários são poucos”. 

Para o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa Francisco escreve a Igreja que “O êxodo é a experiência fundamental de toda geração”, “a vocação cristã só pode nascer dentro duma experiência de missão. Assim, ouvir e seguir a voz de Cristo Bom Pastor, deixando-se atrair e conduzir por Ele e consagrando-Lhe a própria vida, significa permitir que o Espírito Santo nos introduza neste dinamismo missionário, suscitando em nós o desejo e a coragem jubilosa de oferecer a nossa vida e gastá-la pela causa do Reino de Deus”

“A vocação é sempre aquela ação de Deus que nos faz sair de nossa situação inicial, nos liberta de todas as formas de escravidão, nos arranca da rotina e da indiferença e nos projeta para a alegria da comunhão com Deus e com os irmãos. Por isso, responder à chamada de Deus é deixar que Ele nos faça sair da nossa falsa estabilidade para nos pormos a caminho rumo a Jesus Cristo, meta primeira e última da nossa vida e da nossa felicidade”. 

Deminho e Elvira com a imagem de Santo Aníbal
Na Paróquia Divino Espírito Santo, a Família do Rogate realizou um Tríduo em preparação ao 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações em que tivemos o depoimento de três vocacionados: da Irmã Maria dos Anjos, do Noviço Niltinho e da Missionária Irlei de Deus. Na celebração do segundo dia do Tríduo, o casal Deminho e Elvira participaram da procissão de entrada conduzindo uma imagem de madeira de Santo Aníbal Maria de Francia.

No último dia do Tríduo participamos de uma vigília pelas vocações. Um momento de muita luz, espiritualidade, oração do terço e fraternidade entre os irmãos da comunidade. Animamos pelos noviços, Crispin Gonzalez, Niltinho de Souza e Rodrigo Golán, experimentamos de um momento inesquecível em que refletimos sobre a nossa vocação e sobre a necessidade de nos colocarmos em "êxodo" vocacional a serviço da construção do reino do Senhor.

Participante da Vigília pelas Vocações