No dia 18 de julho aconteceu o 3º Comunica ROG. Evento que reuniu os comunicadores e propagadores (profissionais e voluntários) que comungam o carisma do Rogate e que atuam nas comunidades, paróquias, colégios, movimentos, grupos, associações, obras sociais e santuário.
Organizado e promovido pelos religiosos da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, o encontro deste ano trouxe o tema "Operários e Operárias Digitais". A apresentação e a condução dos trabalhos ficaram sob a responsabilidade do Padre Reinaldo Leitão, conselheiro do setor Rogate da Província Rogacionista São Lucas.
Em virtude da pandemia do corona vírus, o evento foi realizado de forma virtual, o que não nos permitiu vivenciar a alegria do reencontro, mas por outro lado, trouxe a oportunidade para que mais de 50 comunicadores de todas as comunidades religiosas pudessem participar, inclusive da Argentina e do Paraguai.
Padre Geraldo Tadeu Furtado, Superior Provincial, manifestou a sua alegria por mais este encontro destacando que "o carisma do Rogate é o meio de propagação que nasceu não só para duas congregações religiosas, mas um carisma que nasceu para a igreja, à serviço da igreja e que passa essencialmente pela comunicação".
Padre Reinaldo lembrou da importância da conexão como forma de motivação para o nosso trabalho e propagação do carisma: "Mais do que nunca temos que trabalhar em rede, enquanto família do Rogate. Estarmos conectados para não perdermos a centelha vocacional do Rogate que aquece os nossos corações e aquece também a nossa caminhada enquanto comunicadores e testemunhas vivas do Rogate" destacou o religioso.
Especificamente sobre o tema do encontro, Padre Reinaldo fez um alerta que deve ser fletido por todos os comunicadores: "Precisamos ter muita ciência de como estamos comunicando nas redes. Como estamos conectando vidas, sentindo as dores, não somente daqueles que estão ao nosso redor, não somente no nosso reduto pastoral. Precisamos ampliar mais. É essencial olhar a nossa realidade, enquanto operárias e operárias nas mídias sociais. Nós não só representamos o carisma como, de fato, nós representamos, o próprio Cristo, como seus seguidores".
Ele ainda destacou a necessidade de estarmos em sintonia com o Rogate: "Dentro da tríade do Rogate, temos o 'ser, rezar e propagar', e o propagar é o nosso contexto atual. O 'propagar' é o ápice do operário digital. E é para esta dimensão, dentro das mídias sociais, não só para as redes sociais, mas também para as nossas páginas, nossos sites, que temos que enxergar como somos ou como 'simulamos' a nossa própria vocação. Como ser este operário? Eu não posso revelar o Rogate sem antes o Rogate estar em mim. Para podermos testemunhar o Rogate nas mídias sociais, ele precisa estar e permanecer no nosso coração, na nossa consciência".
Sobre o 'ser', precisamos buscar a convergência entre aquilo que compartilho nas minhas redes sociais e a visão, a missão e os valores do Rogate. Se pertencemos à uma paróquia rogacionista, a uma comunidade, que tem como base o Rogate, eu necessariamente devo ter o compromisso da minha página pessoal, do meu perfil estar convergindo com estes valores. Por isso a importância de sabermos quem são as pessoas que estão conectando as suas vidas às vidas dos outros, para testemunhar o Rogate.
Sobre o 'rezar' não é simplesmente colocar a oração na página, a espiritualidade é fundamental. Por isso, precisamos buscar conteúdos que possam trazer valor às pessoas que visualizam as páginas que administramos. Essa busca por informações e conteúdos já era constante, e agora com a pandemia e o distanciamento social, isso aumentou muito. E mais do que nunca, aquilo que postamos nos sites das paróquias, santuário, obras sociais ou até mesmo, pastorais ou grupos, tem que passar por um filtro que nos isente de quaisquer valores pessoais, para que possa realmente levar a verdade e os valores vinculados ao Rogate.
Sobre o 'propagar', Padre Reinaldo enfatizou que "é preciso pensar e agir além das ferramentas disponíveis. Precisamos aprimorar a nossa vivência com relação ao carisma. Na internet estão disponíveis inúmeros vídeos de como se fazer um banner, como editar um vídeo, mas o que de fato precisa é gerenciar esse conteúdo naquilo que nós devemos testemunhar enquanto operários e operárias do Rogate. Não dá para ser um conteúdo qualquer. Pessoas compartilham 'fake news' - conteúdos totalmente contra aquilo que devemos estar ligados, que é o próprio carisma do Rogate. O ser cristão e o zelo pela vida. Tomar cuidado em gerenciar. Não basta se preocupar com o formato, com a estrutura, desse conteúdo, mas que conteúdo estamos compartilhando. Seja na União de Oração pelas Vocações, seja na pastoral vocacional, seja enquanto paróquia, nos comunicados paroquiais, ou nas passagens bíblicas dominicais, ou nas obras sociais, escolas. Como é que nós estamos possibilitando ou gerenciando esses conteúdos. Nós enquanto gerenciadores e mediadores vocacionais do Rogate precisamos ter isso muito claro. Por isso que vocês foram convocados a estar refletindo sobre isso. Ser operário e operária digital". Concluiu o sacerdote.
A reflexão continuou e na etapa seguinte, Padre Reinaldo abriu um espaço para debate e manifestação dos participantes. Para esse tempo, ele sugeriu a abordagem de três perguntas:
- Como está a nossa rede de comunicação digital?
- Nossa linguagem, conteúdo e interação, como estão?
- Nossa presença e gerenciamento de informações, como vocês estão a partir de vossas realidades?
Bem, o assunto é extenso e foi amplamente abordado e debatido com todos. E melhor do que ficar lendo este post, é o próprio vídeo com todo o conteúdo. Padre Reinaldo nos informou que o evento foi gravado e que em breve será disponibilizado. Aguardemos.